Conheça a Câmara

 

Em virtude da estrutura federal e do regime presidencialista no Brasil, as competências foram demarcadas pela Constituição Federal. Essa lei atribuiu quase que exclusivamente, a função de administrar o Poder Executivo, de julgar ao Poder Judiciário e de aprovar leis ao Poder Legislativo.

 

O Poder Legislativo é exercido pela Câmara Municipal no âmbito do Município, onde legalizar e fiscalizar a Administração Publica Municipal são funções principais.

 

Composta pelos Senhores vereadores, a Câmara legisla propondo e/ou aprovando projetos relativos ao interesse local e que devem passar por um procedimento específico, o processo legislativo.

 

Assim, o conjunto de atos ordenados estabelecidos pela Constituição Federal é conhecido como Poder Legislativo e de acordo com seus princípios, é destinada a produzir normas jurídicas de natureza legislativa, isto é, que tramitam necessariamente pelo Poder Legislativo.

 

O projeto de emenda à Lei Orgânica visa alterar as leis fundamentais do Município na qual se baseia sua organização política. Pode ser proposta pelo Prefeito; por no mínimo um terço dos membros da Câmara ou pelos cidadãos, através de iniciativa popular assinada por no mínimo 5% dos eleitores do Município. Só é aprovada após um ou dois turnos de discussão e votação, quando obtiver, em ambos, voto favorável de dois terços dos membros da Câmara.

 

Projetos de iniciativa exclusiva da Câmara como projetos de resoluções e decretos legislativos destinam-se a disciplinar o Legislativo e de regrar a matéria privativa do Legislativo.

 

Todos os projetos são apresentados em plenário, tornados públicos pela leitura e pela publicação no Diário Oficial, sendo então enviados às Comissões Permanentes da Câmara. A Comissão de Constituição e Justiça, a primeira a estudar o projeto, fará o seu controle prévio, manifestando-se através de parecer sobre sua constitucionalidade e legalidade.

 

Durante a tramitação nas Comissões poderão ser realizadas audiências públicas, por mandamento legal ou a pedido de entidades e dos cidadãos, para manifestação dos especialistas e interessados sobre os projetos em análise.

 

Enviados ao Plenário, os projetos serão objeto de um ou dois turnos de votação, de acordo com sua espécie, e submetidos, conforme a matéria, a diferentes tipos de quórum. Os projetos serão submetidos a aprovação e votações que exigem número de votos cada vez maior, indo da maioria simples até a maioria de dois terços dos membros da Câmara, passando, progressivamente, pela maioria absoluta e pela maioria de três quintos.

 

Aprovados, os projetos de emenda à Lei Orgânica, de resolução e de decreto legislativo serão promulgados e publicados, passando, se existe previsão no caso de vigência imediata, a vigorar em seguida.

 

Os projetos de lei aprovados são enviados ao Prefeito Municipal, que os sancionará, ou os vetará, explicando os motivos jurídicos e de interesse público que o levaram a negar seu aval ao projeto. Se o projeto de lei for vetado, total ou parcialmente, ele retornará à Câmara, que poderá concordar com o Chefe do Executivo e mandar arquivá-lo, ou derrubar o veto pela votação de maioria absoluta de seus membros.

 

+ Notícias

Pauta das sessões

PAUTA DA 9ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 15/04/2024.

BOA TARDE CIDADÃOS. SEGUE PAUTA PARA A PRÓXIMA SESSÃO ORDINÁRIA DE 15/04/2024.CONFIRAM!!!

Ler matéria
Pauta das sessões

PAUTA DA 8ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 08/04/2024.

OLÁ!!! A PAUTA PARA A PRÓXIMA SESSÃO ORDINÁRIA JÁ ESTÁ PRONTA.

Ler matéria
Pauta das sessões

PAUTA DA 7ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 01-04-2024.

OLÁ, BOA TARDE. A PAUTA PARA A PRÓXIMA SESSÃO ORDINÁRIA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL.

Ler matéria
Pauta das sessões

PAUTA DA 6ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 18/03/2024.

OLÁ COMUNIDADE REGENTENSE. A PAUTA PARA A PRÓXIMA SESSÃO ORDINÁRIA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL. ACOMPANHEM NOSSAS SESSÕES PELA NOSSA PÁGINA OFICIAL NO FACEBOOK, PELO SITE DA CÂMARA MUNICIPAL, PELA RÁDIO REGENTE FM 104,9, OU AO VIVO DIRETO DO PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL.

Ler matéria