História

Regente Feijó nasceu no início do século XX e sua origem está associada à junção de um grupo de pequenos agricultores nas proximidades do ribeirão Memória.

Na época, as pessoas que transitavam pela região do Vale do Paranapanema eram tropeiros vindos do Mato Grosso. Em meio a essas viagens, aquele era um ponto de descanso, que logo foi se tornando também um espaço habitável.
Porém, o que realmente fez com que a região se tornasse ainda mais movimentada foi a construção da Estrada de Ferro Sorocabana, que seguia pelas margens do Rio Paraná. Essa implantação possibilitou o nascimento de diversos povoados nas proximidades das estações ferroviárias, também contribuindo para um grande surto migratório para aquela região.

Nesse período, o Capitão Francisco Whitaker, renomado morador local, foi encarregado de criar loteamentos naquele território sob às ordens da Companhia Industrial Mercantil e Agrícola (CIMA), que havia adquirido grande parte daquelas terras e desejava colonizá-las.

Sendo assim, em 1922, Whitaker e os agricultores Augusto Vieira, Antônio Vieira e Joaquim Lúcio fundaram um povoado nas proximidades da rodovia. Esse local foi chamado de Regente Feijó, em homenagem ao sacerdote e estadista de mesmo nome.